Um grande slogan de produto diferencia sua marca. Ainda mais importante, torna a sua marca memorável. A GE “traz coisas boas à luz”. O Motel 6 vai sempre “deixar as luzes acesas para você”. E um sussurro “Zoom, zoom!” significa Mazda.

É verdade que todas essas empresas tinham grandes orçamentos para avisar as suas marcas. Mas as seis regras simples abaixo podem ajudar qualquer empresário a criar um slogan que impulsione o reconhecimento de uma marca.

6 regras básicas para criar seu slogan

como criar um slogan

Gerar um slogan não é tão complicado assim. Por isso, conheça nossas 6 regras básicas para conseguir fazê-lo!

1 – Torne-o Memorável

Quando você ouviu pela primeira vez os slogans acima, o que sobre eles fez com que ficassem na sua mente? Ou considere estes dois exemplos, ambos usados pelo KFC: “Finger-lickin’ good!” e “Today taste so good!”.

As primeiras referências são gírias americanas antigas e boas para comida pegajosa, mas excelente. A segunda, francamente, não faz sentido.

Os melhores slogans imitam uma frase comum na língua de origem. Comece com uma frase familiar que descreva um benefício do seu produto, depois ajuste a frase para que funcione.

2 – Defina um Benefício Chave

Seu slogan deve conter um benefício chave do produto ou serviço que você oferece. Dê às pessoas uma razão para associá-lo à sua empresa ou produto.

Qual é a melhor coisa sobre o seu produto ou serviço? O que distingue o seu negócio dos seus concorrentes? Tente tecer isso em uma das frases comuns que você inventou.

A modéstia não é uma virtude aqui. A Carlsberg Beer costumava ser comercializada sob o lema “Provavelmente a melhor cerveja do mundo”. Provavelmente?

Mais tarde, mudaram-na para uma linha mais enfática: “Isso exige uma Carlsberg. Por outras palavras, esta cerveja é suficientemente boa para uma celebração.

3 – Diferenciar a Marca

O seu slogan deve diferenciar a sua marca, bem como o seu produto ou serviço. Deve realçar a qualidade do produto ou serviço que o torna superior aos seus concorrentes.

A fabricante de colchões Sealy foi com “como dormir em uma nuvem”.

4 – Solidificar a marca

Sua marca, obviamente, deve incluir o nome da marca ou torná-lo memorável não adianta.

Concedido, alguns dos melhores slogans não incluem o nome do produto. Pense que a Nike “Just Do It”. Considere o nome do produto, slogan, logotipo e até mesmo a embalagem como um pacote de marketing coeso.

 

5 – Dê-lhe algum Zing

O teu slogan soa bem? O ritmo do slogan irá ajudá-lo a ficar na memória daqueles que o leem ou ouvem. Por exemplo: “Derrete na boca, não na mão. Ok, não é Shakespeare, mas você sabe que é M&M’s.

6 – Faça um Impacto Emocional

Se puderes, faz com que fique quente e confuso. O Motel 6 vai “deixar as luzes acesas para você”, e isso pode fazer com que você queira se aconchegar em algum lugar acolhedor e confortável no final do dia.

O Burger King vai deixar que você faça do seu jeito, porque o seu jeito é o melhor.

Mas talvez o seu produto ou serviço não se preste a ser quente e confuso. Talvez seja excitante em vez disso. Isso faz com que a adrenalina continue. O teu slogan precisa de um pouco do “Zoom, zoom” da Mazda.

De qualquer forma, você está provocando uma resposta emocional daqueles que o ouvem ou leem. Essa vibração positiva é crítica.

7 – Seja paciente e experimente

Provavelmente, não vais acertar no slogan perfeito logo à partida. Você pode ter que brincar com algumas ideias.

Experimente-as com amigos e conhecidos. Se eles sorrirem quando o ouvirem, você pode ter um sucesso.

Coisas para recordar

1 – Cuidado com o comprimento – Encontre um meio-termo para o comprimento do slogan. Slogans longos são difíceis de lembrar, e slogans super curtos são muitas vezes insípidos.

2 – Considere a sustentabilidade do seu slogan – O ambiente de mercado será o mesmo em um ano? Cinco anos? Cinquenta anos? Certifique-se de que seu slogan não incorpore nada que esteja desatualizado no futuro.

3 – Mantenha a consistência – Uma vez que você tenha seu slogan, é isso. Ele deve se tornar o mantra da sua pequena empresa, a pedra angular da campanha de publicidade.

Certifique-se de que não dilui a sua mensagem, abordando frases extras ou confundindo os consumidores, percorrendo vários slogans em um curto período de tempo.

Vá em frente e conquiste o seu slogan!

Criar um slogan pode parecer bastante fácil, mas o processo é enganadoramente difícil. Depois de se contentar com um slogan, deixe-o marinar por alguns dias.

Será que ele ainda se encaixa no seu negócio depois de uma semana ou duas? Se assim for, você está pronto para ir. Se não, volte aos testes, ou até mesmo à prancheta de desenho.

Em poucos anos, você pode perceber que seu modelo de negócio tem pivô e você precisa mudar seu slogan. Tudo bem, desde que não aconteça muito.

Os slogans muitas vezes evoluem à medida que as empresas crescem, mas o processo deve ser longo; não acontece (e não deve acontecer) da noite para o dia.

 

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