Jean Wyllys será ministro da educação no Governo Haddad? Saiba a verdade!


Em época de eleição surgem diversos boatos, principalmente nos últimos anos com o avanço da popularidade da internet. Nos últimos dias um boato que ganhou espaço nas redes sociais, como no Facebook e no WhatsApp, diz que Jean Wyllys será ministro da Educação caso Fernando Haddad seja eleito. É fake news, entenda o porquê.

Começou como meme

A informação começou a circular pela internet como um meme, e trazia consigo duas supostas provas. Uma delas indicava um print do Twitter do deputado Jean Wyllys e um texto que dizia ser do G1. Neste suposto conteúdo do site da Globo, além de Jean, são citados outros nomes que poderiam vir a compor um novo governo do PT.

“Jean Wyllys confirma convite de Haddad para ser Ministro da Educação em eventual governo petista. O deputado do PSOL confirmou o convite e deve compor a pasta. Também são especulados os nomes de Gleisi Hoffmann, Dilma Rouseff, Ciro Gomes e Lula para compor ministérios”.

jean willys haddad 413x310 Jean Wyllys será ministro da educação no Governo Haddad? Saiba a verdade!

Notícia é FAKE

Jean Wyllys é de outro partido

Fernando Haddad é candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) enquanto Jean Wyllys é candidato a deputado federal pelo Partido Solidariedade e Liberdade (PSOL). No primeiro turno das eleições, o PSOL tem candidato próprio, Guilherme Boulos, assim sendo, não faz sentido esse anunciou neste momento da campanha.

Jean Wyllys ministro da educação?

Embora seja jornalista e professor, o político não tem tanta relação com o Ministério da Educação. Wyllys combinaria mais com a pasta dos Direitos Humanos. Além disso, falta bastante tempo para que o debate relativo a montagem dos ministérios comece de verdade. Aliás, na última semana, outro boato dizia que João Amoêdo seria ministro de Bolsonaro, também fake news.


As “provas” são falsas

Lembra das duas supostas provas? Elas são falsas. Basta fazer uma procura pelo Twitter de Jean ou pelo site G1, não será encontrado nenhum conteúdo equivalente ao divulgado como verdadeiro nas redes sociais. Por outro lado, o site da Globo divulgou uma nota desmentindo o caso e com notas das assessorias de Fernando Haddad e também do deputado do PSOL.

O que disseram as assessorias?

A assessoria do presidenciável Fernando Haddad negou a informação informando dizendo que “ainda estamos em disputa e não tem nenhuma definição para eventuais ministros”, definiu, citou ainda que “não fizemos nenhum convite, essa notícia é falsa. A equipe de Jean Wyllys afirmou que “essa mensagem é falsa, totalmente falsa”.

fake 500x296 Jean Wyllys será ministro da educação no Governo Haddad? Saiba a verdade!

Exemplo de imagem FAKE que circula pelas redes sociais

Jean Wyllys já foi alvo de outras fake news

Ainda destacando a notícia de que assumiria o Ministério da Educação caso Fernando Haddad seja eleito, Jean Wyllys lembro de outros casos que sofreu com fake news, onde também indicavam que o político assumiria cargos. Confira o que ele disse:

“Em 2014, falaram que eu seria ‘ministro da Juventude’ da Dilma e, em 2016, que eu seria secretário da Educação da prefeitura. Todas essas notícias falsas são espalhadas principalmente no WhatsApp e no Facebook através do uso de robôs, perfis falsos. Isso custa muito dinheiro”, afirmou o candidato a deputado federal em nota.

Recomendados para você:

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 2 + 9 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?