Votar nulo anula a eleição? Saiba de uma vez por todas a verdade!


Em ano de eleição é muito comum ouvir algumas coisas como: “vou votar nulo e anular a eleição”, “cuidado ao votar em branco, pois seu voto vai para o candidato que está ganhando”. No entanto, será que essas afirmações são verdadeiras ou apenas boato de rede social? É isso que veremos agora!

Voto nulo anula eleição?

Esta afirmação é falsa. Votar nulo não anula a eleição porque na contagem final apenas votos válidos são considerados. Ou seja, todos os eleitores que votarem nulo, terão seus votos descartados e vencerá que somar a maior quantidade de votos válidos.

Este boato surgiu devido a um equívoco de interpretação do art. 224 do Código Eleitoral, que indica a tal “nulidade”. Na verdade, a nulidade da eleição pode ocorrer a partir de decisão judicial (devido à prática de abuso de poder político, por exemplo).

 Votar nulo anula a eleição? Saiba de uma vez por todas a verdade!

Votar em branco é o mesmo que votar em quem está ganhando?

Esta afirmação também é falsa! Os votos em branco, assim como os nulos, também são descartados. Essa regra passou a valer depois da alteração na Constituição da República (1988), regulamentada com a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), tornando inválidos os votos em branco.

Mitos e verdades sobre as eleições

Sabemos que, antes, durante e depois das eleições, costumam sair algumas notícias (a maioria delas de fontes não confiáveis) em relação aos candidatos, votos e etc. Abaixo, veremos alguns mitos e verdades envolvendo as eleições. Acompanhe:


É possível saber em quem o eleitor votou?

MITO
A não ser que o eleitor fale a alguém o candidato escolhido, fora isso, o voto é completamente sigiloso. A segurança se deve a criptografia da urna que, inclusive, não é conectada à internet. Portanto, não há nenhuma possibilidade de consultar o voto do eleitor.

Quem não votou na última eleição não pode votar?

MITO

Muita gente acredita que se não votou na eleição passada, será impedido de participar da próxima. Porém, não é verdade! Para ter o título suspenso é preciso ter deixado de votar e justificar durante 3 turnos consecutivos. Ou seja, mesmo se o eleitor não votar no primeiro turno, ele tem total direito de votar no segundo, sem haver consequências.

Dica para identificar fake news

Em época de eleição sempre surgem notícias falsas, as famosas fake news. Este termo ficou conhecido há cerca de 2 anos, nos EUA, na época da eleição presidencial norte-americana, a mesma em que Donald Trump foi eleito. No entanto, o que tudo indica é que a mesma expressão existe desde 1890, mas se popularizou nos últimos meses. Você sabe como identificá-las?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a descobrir se uma notícia é verdadeira ou se é FAKE NEWS. Confira:

  • Cheque a fonte;
  • Leia a matéria completa;
  • Procure por erros de ortografia e formatação no texto;
  • Pesquisa a notícia no Google;
  • Acompanhe outros veículos;
  • Confira a data de publicação.

Essas dicas são fundamentais na hora de identificar se uma notícia é falsa ou verdadeira. Pesquise e se aprofunde antes de compartilhar qualquer tipo de informação nas suas redes sociais. Dependendo da fonte, o conteúdo poderá influenciar negativamente quem participa da sua rede, gerando uma bolha de desinformação constante.

Recomendados para você:

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 13 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?